ATENÇÃO COMUNIDADE DE CHAPADINHA - NOS DIAS 06 E 07 SERÁ REALIZADO O ARRAIAL DO CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS.


MOMENTOS BONS - Integração alunos e professores

É muito importante a participação do aluno nos eventos da escola, pois além de proporcionarmos o ensino, estamos preparando o aluno para a construção da cidadania.


Nossos alunos sempre que podem colaboram com as atividades culturais da escola.


Professor Pedro



Professora Genicleidy, Mauro e Ronaldo


Nossos alunos estão se preparando para apresentações em nosso Arraial Junino




Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.



Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.




Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

NÃO PERCAM! SERÃO VENDIDOS VÁRIOS TIPOS DE COMIDAS TÍPICAS!


A Gestora Auxiliar Marlene Costa incentiva os alunos na dança típica do Maranhão Cacuriá



cacuriá é uma dança típica do estado do Maranhão, no Brasil, surgida como parte das festividades do Divino Espírito Santo, uma das tradições juninas. A dança é feita em pares com formação em círculo, o "cordão", acompanhada por instrumentos de percussão chamados caixas do Divino (pequenos tambores).







No final da Festa do Divino Espírito Santo, após a chamada derrubada do mastro, as caixeiras do carimbó podem descansar. É neste momento que elas passam à porção profana da festa, com o cacuriá. A parte vocal é feita por versos improvisados respondidos por um coro de brincantes. O ritmo é uma derivação do carimbó maranhense.
Inicialmente, o cacuriá era praticado unicamente com as caixas, mas aos poucos foi-se acrescentando outros instrumentos, como banjoviolãoclarinete e flauta.
A representante mais conhecida do cacuriá é Dona Teté do Cacuriá, uma percussionista maranhense muitas vezes creditada como uma das criadoras do ritmo e considerada responsável pela introdução dos novos instrumentos.


Post Relacionados

ATENÇÃO COMUNIDADE DE CHAPADINHA - NOS DIAS 06 E 07 SERÁ REALIZADO O ARRAIAL DO CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS. Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos Rating: 5 sexta-feira, 18 de junho de 2010

Nenhum comentário: